05 de Setembro de 2015

A Gruta de Santo Antônio e melhor hambúrguer que já comi

E aí, galerinha!! Tudo bem?

Quem me acompanha nas redes sociais deve ter reparado que foi um dia de muita comilança, não é mesmo? Foi um almoço/lanche/janta regado de uma comida excelente, vinhos maravilhosos e conversas que não deixavam a gente com vontade de ir embora. Acho que todo mundo que mora em Niterói ou no Rio de Janeiro já ouviu falar no restaurante Gruta de Santo Antônio, que fica localizado em Niterói, na rua Rua Silva Jardim – 148, no bairro Ponta da Areia. É o restaurante queridinho das celebridades, vive estampado nas colunas dos jornais e já ganhou diversos prêmios. Não é pra menos! A Dona Henriqueta e o filho dela, o chef Alexandre Henriques arrasam na cozinha.

Tenho o privilégio de conhece-los há bastante tempo. Dona Henriqueta sempre conta que soube que eu seria Fernanda antes de todo mundo, pois ouviu meus pais conversando e dizendo que quando tivessem uma filha, seria aquele o nome escolhido. É sempre uma delícia quando vamos almoçar ou jantar com eles. Mas confesso que ontem foi um dos melhores dias, só faltou a Dona Henriqueta, que está em Portugal, para que tudo ficasse completo.

Eu e minha mãe adoramos comer bem, conhecer novos sabores, provar vinhos e conversar durante horas. Foi exatamente o que aconteceu. Chegamos na Gruta por volta de meio dia e saímos de lá oito da noite. Acho que foi o nosso recorde em um restaurante. Para começar, pedimos dois bolinhos de bacalhau. O meu foi o tradicional e minha mãe pediu uma deliciosa invenção do Alexandre, que é o bolinho de bacalhau recheado com queijo Serra da Estrela. Também de entradinha, pedimos o pastel de nata de bacalhau, um dos meus preferidos na casa. Tudo isso acompanhado do vinho tinto Reserva Andreza, que eu também adoro!! Para almoçar, minha mãe escolheu o macarrão Mediterrâneo que estava fantástico. Como eu acompanho o Alexandre nas redes sociais, estava louca para provar o Hambúrguer de picanha, chouriço de pata negra e costela de boi, picles de cebola, queijo gruyere, bacon crispy e maionese com dijon, no pão do @lospaderos. Sério, gente! O que era aquilo?! Fiquei completamente apaixonada!! Cada detalhe era incrível! Estou com água na boca só de falar dele.

Gruta de Santo Antônio gruta de santo antônio - hamburguer

Como sair da Gruta sem uma sobremesa? Pedimos o pastel de queijo Serra da Estrela com goiabada e uma taça de vinho do Porto. Hummmmmmmmmmmmm…

Gruta de Santo Antônio Pastel

Era a hora de ir embora, mas a conversa estava tão boa, que resolvemos pedir um queijo serra da estrela com torradinhas e para acompanhar, um delicioso espumante rose. Poderia ser mais perfeito? Não sei de que maneira, mas eles conseguiram fazer com que fosse ainda mais maravilhoso. Ficamos batendo papo e o Alexandre pediu mais algumas delícias – bolinhos de bacalhau, polvo saborosíssimo e outras coisas mais que não consegui nem provar depois de tanta comilança! E os vinhos? Só melhoraram. Primeiro provamos o Inevitável e depois o Reserva Cortes de Cima 2011. E para fechar, ainda rolou mais uma tacinha de vinho do Porto.

Gruta de Santo Antônio - vinho 2

Gruta de Santo Antônio - vinho

Ah, e ainda não resisti e depois de sentar ao lado do fofíssimo ator Paulo Rocha, quando ele se despediu da gente não resisti e pedi uma foto.

Gruta de Santo Antônio - Paulo Rocha

Oh céus! Quantos dias de dieta para superar esse dia? Só sei que a vida é feita de momentos e quando esses momentos são assim tão maravilhosos, eles ficam para sempre nas nossas lembranças. Se você ainda não conhece a Gruta, chega de perder tempo e voa pra lá. É perfeito e imperdível!!

Veja mais posts sobrecozinha gastronomia Gruta de Santo Antônio restaurante vinhos