05 de Julho de 2016

Aprenda a lidar com a derrota com a Seleção da Islândia

Já sei que alguém pode estar pensando “Essa aí não entende nada de futebol!”, pois para todos os apaixonados pelo esporte, a Islândia chegar no lugar que ela chegou, nessa Euro 2016, foi na verdade uma grande vitória, digamos que uma grande zebra. Mas ainda assim, mesmo sabendo que a eliminação nas quartas de final já foi uma grande conquista, acho que tudo o que aconteceu com a Islândia merece servir de exemplo para todos nós.

Seleção Islândia

Quantas vezes na nossa vida, não damos valor ao que conquistamos e nos agarramos apenas no que perdemos? Na maior parte do tempo, quando vamos correr atrás do nosso objetivo, não olhamos o processo por etapas. Acabamos sempre focados no objetivo final e quando algo dá errado no meio do caminho, a maioria das pessoas se sente totalmente fracassado e vê o objetivo cada vez mais distante. São raras as pessoas que respiram fundo e batem palmas para o que já fizeram até ali.

Na maioria das vezes, o que dá errado é visto como fracasso e muitas pessoas desistem de seus sonhos na primeira tentativa por achar que se algo deu errado, é porque nunca vai dar certo. Na verdade, as falhas devem servir como aprendizado e não como algo que acontece para desmotivar.

Assim como a Seleção da Islândia, quando algo der errado no seu caminho para o sucesso, pare um pouco e pense no tanto que você caminhou para chegar até ali. Em todas as pequenas – e até grandes – conquistas que teve pelo caminho. Não sinta pena de si mesmo. Aproveite as “derrotas” para fazer de uma outra maneira.

Um grande sonho não é realizado da noite para o dia e nem com apenas uma ação. Você pode levar muitas goleadas no meio do caminho, pode ser “eliminado” de uma ou outra decisão, mas sempre vai ter um novo campeonato para você tentar uma nova maneira de chegar lá. Não desmereça todas as suas conquistas anteriores na sua primeira, segunda ou terceira falha.

Sempre que algo der errado, assista a esse vídeo dos jogadores e da torcida da Islândia depois de ter sido eliminada da Euro 2016 e aprenda a aplaudir suas pequenas e grandes realizações e a lidar com a derrota como uma maneira de aprender e não como algo que te faça desistir. Como diz a música que escuto desde a minha infância: “Tudo pode ser, se quiser será. Sonhos sempre vem para quem sonhar”.

 

Veja mais posts sobreconquistas empreendedorismo empreender futebol islândia objetivos realizações sonhos