11 de Abril de 2016

Diário da dieta

Toda segunda-feira vou contar um pouco para vocês sobre como está sendo a minha busca pelo peso ideal, uma espécie de diário da dieta. O que acham? Já tem algum tempo que eu estou tentando mudar meus hábitos alimentares, mas acabo sempre voltando para o que engorda e é mais gostoso. É difícil me manter na linha. Mas dessa vez – acho que a gente sempre fala “dessa vez vai ser diferente!” – não vou fazer nada radical. Bom, vou contar para vocês como foi a minha última semana e que sirva de inspiração para quem também está querendo mudar.

Um dos problemas principais que eu tenho na hora da dieta é: o que fazer para comer? Se fazer dieta já é chato, ainda ter que cozinhar refeições que não gostamos é ainda pior. Por esse motivo eu amei descobrir uma empresa chamada Vem Pra Cozinha, pois eles fazem exatamente isso por você. Já seguia eles no Facebook há algum tempo, mas sempre ficava na dúvida entre fechar ou não. Depois de ouvir a recomendação de uma nutricionista dizendo que eles são ótimos e que a comida é totalmente balanceada, cheguei a conclusão de que se não fizesse aquilo, não conseguiria me disciplinar para comer bem.

Vem pra cozinha

Semana passada fechei o plano da semana e passei a receber diariamente seis refeições. Confesso que me desesperei ao olhar o primeiro cardápio. Meu dia começaria com uma panqueca fit de maçã com canela e chia acompanhada por um chá de hibisco. Depois tinha um lanche, o almoço, mais um lanche, a janta e para fechar o dia também tinha a ceia. E assim eu passei a comer diariamente espinafre, ricota, saladas e mais saladas, sementes de girassol,  sopas e caldos, gelatinas, inhame, rúcula, berinjela, agrião, batata doce, vagem, pepino , abobrinha e por aí vai.

Foi fácil? Não. Mas poderia ter sido ainda mais difícil se eu mesma tivesse que cozinhar todas essas coisas. Para quem já está acostumado com uma alimentação equilibrada, alimentos mais saudáveis, esse plano alimentar é uma maravilha. Para mim foi perfeito para começar a minha reeducação alimentar, pois todos os pratos eram bem temperadinhos e gostosos – até o que eu não gostava. Mas por que eu disse que não foi fácil? Porque pra quem está acostumada a comer massa, gordices e tal, passar a semana inteira com uma alimentação regrada é bem mais difícil.

Confesso que pensei que seria pior, mas acabei me apaixonando por quase todos os pratos. Na sexta-feira foi impossível comer o café da manhã: rostie de inhame com orégano e queijo Minas com salsa. Tive ânsia de vômito depois do terceiro pedacinho e apelei para uma banana. No meio da semana tinha tomado um suco de inhame com frutas que até deu para beber, mas comer o inhame logo na primeira refeição de sexta foi totalmente insuportável. Até experimentar o Vem pra Cozinha eu nunca tinha comido inhame, então foi uma excelente maneira de saber que não consigo comer, mas que consigo beber. E pelos benefícios que ele tem, vale continuar tentando.

Tive outras surpresas no meio do caminho. Pensei que fosse odiar o espinafre, mas amei. Batata doce no café da manhã? Não queria nem levantar da cama, mas quando provei quase desejei que fosse aquilo todos os dias. Ela era cozida com mel e deixou até um gostinho de quero mais.

Como dieta só não é suficiente, também tentei fazer exercício físico. Queria fazer todos os dias, mas como tive reunião e muito trabalho, infelizmente não consegui e só caminhei duas vezes na semana passada. Espero melhorar essa meta essa semana.

Sobre como me senti com a dieta:

Na sexta-feira eu estava me achando muito menos inchada. Infelizmente a Valentina quebrou a balança aqui de casa e não tive como me pesar para ver se teve diferença na balança, mas no corpo eu sei que alguma coisa mudou, pois consegui vestir uma calça que não entrava mais. Então, isso foi um estímulo para continuar essa semana.

No dia que tive reunião no Rio tive que ter sangue de barata para resistir a um pão de queijo quentinho e suculento que colocaram na minha frente, mas eu não comi. No dia anterior, o pessoal que trabalha comigo quis sair depois da nossa reunião e eu fui, mas ao invés de beber um drinque eu levei o meu chá. Pois é! Para que ocorram mudanças, precisamos ter muita, muita força de vontade.

Já no final de semana a dieta não continuou. Não quero também ficar neurótica e triste sem poder sair com os amigos. Não metemos totalmente o pé na jaca, mas também não segui cheia de restrições. Foi quase um meio a meio. Ontem eu e Vinicius fomos no hortifruti e a nossa geladeira está recheada de coisas saudáveis para essa semana.

Dessa vez vou fazer o teste de cozinhar a dieta. Os planos do Vem pra Cozinha são semanais e para não pesar muito no bolso, decidi fazer de 15 em 15 dias. Uma semana eu não cozinho nada, na outra eu cozinho tudo. Segunda que vem eu conto para vocês como foi essa semana. Quem quiser pode me seguir no Instagram (nandabelem) e também no SnapChat (nanda.belem), pode acompanhar por lá um pouco do que ando comendo. Vamos que vamos. Dessa vez eu emagreço!

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