23 de Agosto de 2017

Enfermagem – a profissão que tinha que ter um salário ENORME

Como eu sempre fugi de hospitais, nunca soube muito bem o que os profissionais de enfermagem faziam. Sempre que pensava em enfermeiros, associava mais aos cuidados com pessoas que precisam de alguém em casa – idosos, recém operados, etc… Até ter que passar dez dias internada no hospital eu realmente não tinha a menor noção da importância dessa profissão tão bonita que é a enfermagem.

Sempre pensamos nos médicos – que também são fundamentais e muito importantes – , mas nunca lembramos das equipes de enfermagem, que estão presentes com os pacientes 24 horas por dia. Todas as vezes que fui visitar algum parente ou amigo no hospital, sempre vi enfermeiros pelos corredores, mas não conseguia ver nenhum tipo de proximidade com o paciente. Até mesmo em Grey’s Anatomy – como se essa fosse uma grande referência da medicina… Risos!! – eles não mostram quase nada dos enfermeiros. Os médicos sempre são os protagonistas.

Mas aí eu fiquei internada e descobri que enfermagem é muito mais do que ajudar algum paciente quando necessário. As enfermeiras que cuidaram de mim nos dez dias que fiquei por lá, além de exercerem todos as exigências da profissão – responsabilidade de colocar os remédios na hora certa, de achar a veia do paciente para colocar o soro, checar como a pessoa está, entre muitas e muitas outras coisas -, elas também buscavam palavras de carinho e incentivo para que o quadro evoluísse cada vez mais para melhor, conversavam sobre coisas positivas, eram cuidadosas ao extremo para que as injeções não fossem uma dor a mais…

Fiquei completamente encantada com todas as equipes de enfermagem do hospital que fiquei internada. Elas transformaram a minha experiência em algo muito menos assustador. Fico pensando em como o nosso país não valoriza as profissões que realmente mereciam receber os maiores salários do mundo. Na minha cabeça, professores, médicos e enfermeiros tinham que ser as profissões mais bem remuneradas de todas.

São eles os responsáveis por cuidarem da gente quando mais precisamos, são os responsáveis pelas duas áreas mais importantes na construção de uma sociedade melhor: saúde e educação. Enquanto esses profissionais não receberem o real valor que merecem, vamos engatinhar na construção de um país melhor.

Sou eternamente grata por todo o carinho que recebi das equipes de enfermagem  do CHN e não tenho palavras para agradecer a todas elas por serem tão especiais na função que exercem. Foram dias difíceis, mas seria muito pior se não fossem as enfermeiras de lá. Agradeço por todos os sorrisos, toda a animação quando voltei a comer, quando tinha melhoras no meu quadro, quando levavam o aparelhinho para que eu pudesse ouvir o coração da Julinha e por aí vai. Para exercer essa profissão, além de vocação acho que é necessário muito amor pelo próximo e isso não faltou a ninguém que cuidou de mim. Meu sonho seria que todos os profissionais dessa área fossem como elas e que todos eles recebessem um dos melhores salários do país.

Veja mais posts sobreenfermagem hospital profissão salário