29 de Setembro de 2016

Eu te dedico – Dedicatórias podem ser novas histórias

eu-te-dedico

Um dia no trabalho, uma amiga de lá me indicou o site Eu Te Dedico e confesso que no mesmo instante fiquei completamente apaixonada pela proposta do projeto. Eles pretendem reunir dedicatórias espalhadas pelos livros que estão nas nossas prateleiras.

“um livro com dedicatória é um livro com duas histórias, uma que começa no primeiro capítulo e uma que começou antes de se passarem as páginas. dedicar é gravar uma intenção ou sentimento, e a proposta deste projeto é registrá-los.”

O layout do site é bem simples, mas o conteúdo dele é de uma riqueza sem fim. Principalmente, para quem ama histórias e para os apaixonados pelos livros. Todo mundo pode contribuir enviando fotos de dedicatórias em seus livros.

Mas sabe o que eu acho mais legal nessa ideia? Uma das coisas que eu mais fico pensando e viajando quando olho a estante de outra pessoa – principalmente daquelas que tem a sorte de ter uma biblioteca em casa – o quanto de história guardam aqueles livros. Não apenas as suas próprias, contadas pelos autores que os escreveram, mas também as marcações de páginas feitas pelo leitor, as folhas amareladas do tempo que passou, manchas de comida, bebida, lágrimas e, é claro, dedicatórias.

Quando os donos daqueles livros já não estiverem mais por aqui, ainda assim eles continuarão existindo. E aquelas páginas, dedicatórias, manchas, de alguma maneira contarão a história de seus antigos leitores. Para o sortudo que adquirir o material daquelas estantes, serão duas viagens em um único livro.

Para quem não tem a sorte de receber uma herança como essa, o site Eu Te Dedico é uma maneira de fazer uma viagem e até de conhecer novos livros, pois eles colocam as fotos das capas. É uma maneira de a gente dar aquela bisbilhotadinha em uma história que não é a nossa. Ah, eu achei a ideia especial.

Veja mais posts sobrededicatória Eu te dedico história leitura livro livros