07 de Dezembro de 2015

Fanation – Agora a relação entre artistas e fãs vai mudar?

Me surpreendi com uma rede social lançada em agosto desse ano (2015) chamada Fanation. Confesso que ainda não tinha ouvido falar até hoje, quando vi uma matéria da Claudia Leitte negando uma foto e um abraço em uma fã. Segundo informações de sites de notícias, o motivo para que a cantora dissesse que não poderia é a tal rede social que promete “unir” os fãs aos ídolos.

Fanation

Procurei entender a proposta e tudo parece uma grande – ainda não sei dizer se boa ou não – jogada de marketing nesses tempos de um milhão de redes sociais para promover os artistas. Como funciona? Você se inscreve na página do seu artista favorito – hoje estão Cláudia Leitte e a banda Psirico – e precisa realizar “ações” para acumular pontos que poderão ser trocados por “prêmios” escolhidos pelos artistas, como: Ingresso vip, fotos, vídeos, ligações telefônicas e por aí vai.

A ideia é interessante tanto para o artista, que poderá ter seus shows e novos trabalhos sendo divulgados por seus fãs em diversas redes sociais, atingindo ainda mais pessoas. Como também pode ser legal para o fã, que além de se sentir feliz de divulgar o seu ídolo, será recompensado por isso.

Mas acho que cabe aqui uma reflexão e um bom senso dos artistas que desejarem participar dessa nova rede social. Na minha opinião – que não é o certo nem o errado, apenas o meu jeito de pensar – a rede social é uma ferramenta que pode proporcionar uma recompensa a um fã super dedicado. De repente, alguém que não teria a oportunidade de chegar perto da pessoa que admira, pode ter uma chance com essa rede social. Isso seria muito bacana. Agora, “obrigar” todos os seus fãs a trabalharem para que consigam um carinho seu… Hum… Sei não!

Não sei se foi realmente isso que aconteceu no caso da Claudia Leitte, mas o que os sites de notícia estão dizendo é que ela se recusou a atender os fãs, pois “seria injustiça” com quem está tentando conquistar esse prêmio se esforçando para ganhar pontos na Fanation.

Segundo o jornalista Álvaro Leme, do R7, a cantora agora só tiraria fotos com os fãs que acumulassem pontos nesse sistema. Para ganhar um par de ingressos para um show e ir ao camarim, é preciso 25 mil pontos. No ranking atual de fãs com maiores pontuações, o 1º lugar tem 5,6 mil pontos.

Confira o vídeo que fizeram da cantora se negando a atender os fãs.

O que vocês acham disso?

Veja mais posts sobreClaudia Leitte Fanation fãs ídolos