28 de Março de 2016

Marido Cozinha: Receita de Baião de Dois

Bom dia, galera! Que tal começar a segunda feira com uma receita suculenta de baião de dois? Tinha prometido essa receita na semana passada, mas acabei ficando enrolada pra caramba e não deu para colocar. Bom, desde quando casamos Vinicius começou a mostrar um dom incrível para a cozinha. Antes de casar eu jurava que seria uma esposa sensacional, com várias receitas espetaculares, tanto que até disse que era indispensável ter algumas Le Creuset – se vocês quiserem posso falar sobre essas panelinhas que eu amo depois!! – e uma batedeira kitchenaid. Mas para a minha surpresa, quem acabou se entendendo melhor com elas e com a cozinha da nossa casa foi o Vi.

Por esse motivo, quando criei o blog resolvi criar uma editoria só para ele “Marido Cozinha”, mas como Vinicius é muito exigente, ele só deixa eu colocar as receitas que ficaram boas.

No domingo passado estávamos no mercado pensando: o que vamos fazer de almoço? Olhei o feijão carioquinha, lembrei da última vez que fomos na Feira dos Paraíbas e corri até Vinicius que estava do outro lado do mercado “Que tal um baião de dois?”

“Pode ser” – ficou animado com a ideia.

Compramos os ingredientes e fomos para casa.

baião de dois

Ingredientes para o baião de dois:

2 xícaras de feijão carioquinha – (não usei o louro, pois Fernanda não gosta)

1 xícara de arroz

150/200 gr de carne seca

1 linguiça calabresa

150gr de bacon

queijo coalho

4 dentes de alho

1 cebola grande

Coentro

Salsinha e Cebolinha

Pimento do reino a gosto

Manteiga de Garrafa (usei a normal, pois não tinha a outra em casa)

Já em casa, com tudo pronto para começar, montei uma mesinha de petiscos para que a gente ficasse conversando e comendo alguma coisinha enquanto ele preparava o almoço delícia. Cortei um queijinho Grana Padano,  salaminhos e duas pastinhas (uma de berinjela e a outra italiana – que levava queijo, temperinhos e pepperoni) para comer com torradinhas. Abri uma cerveja para Vinicius e um vinho para mim e ficamos batendo papo enquanto ele cozinhava.

Modo de Preparo

Dessalgar a carne seca e cozinhar junto com o feijão e dois dentes de alho na pressão.

Em outra panela dourar a calabresa e o bacon. Reservar.

Na mesma panela, aproveitando o fundo do bacon e da calabresa, dourar a cebola e o alho, refogar o arroz e depois cozinhar.

Com o feijão pronto (aproximadamente vinte minutos depois), separar a carne para desfiar.

Depois que o arroz ficar pronto, misture o coentro e o cheiro verde picadinhos e reserve alguns para decorar no final.

Acrescente o arroz ao feijão e misture.

Coloque o bacon (em cubos) e a calabresa (em rodelas) na mistura  (aqueci mais um pouco antes de misturar). Deixe algumas rodelas inteiras separadas para decorar no final.

Doure a carne seca na frigideira com azeite  para ficar “sequinha” e crocante. Depois de pronta, misture na panela. (sugestão: separar alguns pedacinhos bem crocantes para colocar por cima no final. Só pensei nisso depois de pronto e não deu para fazer dessa forma, mas deve ficar legal.)

Colocar pedacinhos de queijo coalho e misturar.

Nota da esposa: Perceberam que é uma mistura danada, né? Mas fica MARAVILHOSO!!!

Para decorar

Rodelas de calabresa, alternando com tiras de queijo coalho e banana flambada. Cheiro verde e coentro salpicados no centro.

Nossa, nossa! Assim você me mata!!! Sério gente, vocês precisam fazer essa receita em casa. Ficou uma delíciaaaaa!! Receita de baião de dois aprovadíssima!!!

Fica a dica para vocês!

Veja mais posts sobrebaião de dois comer bem comida comida nordestina cozinha cozinhando feijão Marido cozinha receita receitas