23 de Dezembro de 2016

Merlí – Série da Netflix que todos precisam assistir

No início dessa semana minha mãe me ligou e disse: Vocês precisam assistir uma série na Netflix chamada Merlí. Como eu e Vi já tínhamos acabado de assistir todas as que estamos acompanhando, resolvi descobri do que se tratava e fiquei completamente apaixonada. Assistimos os 13 episódios em menos de cinco dias.

Merlí parece ser uma série feita para o Brasil. Sério! Tudo o que é discutido pelo professor de filosofia com seus alunos parece ser exatamente as discussões que preenchem as linhas do tempo do Facebook. A diferença é que na série eles tratam dos temas: política, orientação sexual, relação professor x alunos, educação na escola e por aí vai de um jeito muito mais inteligente, menos arrogante e com filosofia para fazer com que todos nós possamos parar para pensar em tudo o que lemos e escrevemos por aí.

Em alguns episódios eu olhava para Vinicius e comentava como todo mundo precisava assistir Merlí. Lembrava de textos que li de amigos desde quando todo mundo resolveu transformar todo e qualquer assunto em uma partida de futebol e ficava pensando como seria saudável se todos pudessem assistir a esse tipo de série.

Merlí é espanhol, não representa esquerda ou direita brasileira, não tem nada a ver com o Brasil, mas ao mesmo tempo é perfeita para a gente. Ela trata de assuntos polêmicos com uma leveza e naturalidade tão grande, que faz a gente pensar em como tudo seria melhor e diferente se simplesmente as pessoas parassem de falar sem parar e pensassem um pouco mais antes de dizer alguma coisa.

Além de tudo isso, é tãoooooooo lindo ver os atores falando em *catalão (eu tinha escrito castelhano, mas recebi um e-mail da Professora Merli Leal Silva me explicando que a língua falada na série é Catalão. Muito obrigada, Merli!!)! Fiquei completamente apaixonada… Não sei se estou errada, mas no meio das palavras espanholas, ouvi uma ou outra italiana. As minhas duas línguas favoritas do mundo em uma só! É amor demais. (A Merli também me explicou que: Parece francês,  português,  italiano, mas é  catalão. E, segundo ela, Barcelona fala mais catalão que espanhol). Amo quando descubro outros filmes e séries que fogem de tudo aquilo que já estamos acostumados e que também mostram a cultura de outros países, que não vemos sempre.

Vou torcer para que mais temporadas venham por aí. E por favor, assistam!!! Além de se divertir com os alunos e com o que eles vivem na primeira temporada, você vai conhecer um pouquinho mais de filosofia e vai pensar em algumas questões totalmente atuais no nosso cenário. Merlí é incrível e espero que vocês amem tanto quanto eu.



Veja mais posts sobrecastelhano espanhol filme filmes merlí Netflix série séries