23 de Novembro de 2015

Museu do River Plate – Passeio Imperdível em Buenos Aires

Encantada. Essa é uma palavra que descreve bem a sensação que tive ao sair da visita que fiz ao estádio e museu do River Plate na minha adorada Buenos Aires – Sim! comigo não tem essa história de rivalidade com os nossos hermanos. Imaginem um clube que cuida bem da sua história, que faz torcedores-visitantes de todos os lugares do mundo cantarem a música de sua torcida como se fizessem parte dela. Assim é a visita ao River.

Museu River Plate

O bairro em que o estádio está localizado já é delicioso e ótimo para caminhar a pé. Confesso que não cheguei com uma expectativa muito grande, pois a minha “paixão” portenha – não sei bem por qual motivo – é o Boca.  Mas foi só começar o “passeio” para que começasse a ficar apaixonada por mais esse clube.

Bem diferente dos outros que já conheci, a visita guiada do River é divertida e envolvente. O guia conta a história de uma maneira tão empolgada e envolvendo os visitantes que quando você percebe já está cantando com todos os outros – “Vamos, vamos, vamos River Plate!!” – e caminhando pelo túnel que dá no campo do Monumental.

River Plate

Tudo é bem cuidado e lindo. Depois de tirar fotos e imaginar quantos jogos já aconteceram ali, você vai para o museu e por incrível que pareça, é ainda mais legal do que o próprio “pisar no campo”. O que mais chamou a minha atenção e fez com que pensasse na falta de uma estrutura bacana assim nos clubes do Brasil foi o “túnel do tempo”. É incrível e pode servir até mesmo de aula de história para pequenos torcedores.

Você entra em uma “máquina do tempo” e assiste a um pequeno vídeo de um cientista dizendo que você vai fazer uma viagem de volta ao passado. A base do chão treme enquanto faz “a viagem” e de repente uma porta abre te levando para um túnel que começa lá no passado. Em cada portinha você se depara com uma década e ali não ficam apenas as conquistas do River, lá estão também acontecimentos que marcaram aqueles anos, os objetos – roupas, brinquedos, discos… – daquela época e um vídeo que conta tudo de importante que aconteceu no mundo. Uma verdadeira aula tanto para adultos quanto para os baixinhos.

Túnel Museu River Plate

Ao final, fica a sala com todos os troféus conquistados pelo River e uma lista com todos os jogadores que passaram pelo clube. É tão bem feito, tão bonito que é apaixonante e saímos de lá invejando um pouquinho o trabalho realizado ali. Tantos clubes no Brasil com uma história enorme, bonita, cheia de craques e sem profissionais que pensem em contar essa história em um museu como esse. Uma pena.

Mas fica a dica do passeio para todos os que forem para a terra do Tango. O Boca é o destino turístico de grande parte dos ônibus que fazem o City Tour, mas vale dar uma esticadinha – de metrô mesmo é bem fácil de chegar – para conhecer o Monumental. Uma visita que vai encantar a todos os que amam o futebol. Imperdível.

Veja mais posts sobreArgentina Buenos Aires museu River Plate