11 de Dezembro de 2016

Músicas que tocam a alma

Não sei se com vocês acontece o mesmo que acontece comigo, mas algumas músicas parece que tocam a minha alma. Não sei explicar muito bem, só sei que algumas canções quando começam a tocar possuem o dom de mexer com alguma coisa dentro de mim. Sinto como se fosse impossível ficar parada e o coração chega a dar pulinhos.

Em termos musicais eu sou bem eclética, gosto de quase tudo – a única coisa que eu não suporto são as eletrônicas, que parecem martelar a cabeça. Aquele tuntitunti é horroroso para mim -, acho que a música certa depende do momento. Não sou daquele tipo preconceituoso “Credo! Gosta de funk, que sem cultura!” ou “Forró? Aff!”. Gosto de cada uma delas nas diversas situações.

Algumas são eternas, pois me fazem lembrar momentos especiais. Mas não são essas músicas, feitas de momento que conversam com a minha alma. E não são todas de um mesmo estilo. São algumas músicas específicas que tem esse dom e eu juro que eu gostaria de entender que poder é esse que elas têm. Fico me perguntando, será que todo mundo sente o mesmo? Será que elas mexem tanto assim com a maioria das pessoas? Ou é uma coisa só minha?

Não importa o lugar que eu esteja, mas bastou começar a tocar Moon River para que eu feche os olhos e sinta vontade de dançar. Essa música tem magia para mim.

Frank Sinatra é outro que tem o poder de conversar com a minha alma. Posso não estar prestando atenção ao que está tocando, mas se entra algumas das músicas feitas por ele, todo o meu corpo parece ser música. É impossível ficar parada ou fazer qualquer outra coisa. A minha vontade é de sair rodopiando por aí.

Cole Porter me deixa louca para aprender a tocar piano, só para conseguir tocar algumas das suas composições. Ella Fitzgerald me deixa apaixonada.

Em alguns momentos eu quase choro por não ter sido de outra época. Lembro de Meia Noite em Paris e sinto uma vontade enorme de viver uma experiência como aquela e lamento profundamente por não ser possível uma viagem no tempo.

E para vocês? Quais são as músicas que dão vontade de sair dançando por aí?

 




Veja mais posts sobrealma Cole Porter filosofando Frank Sinatra música músicas viagem no tempo