27 de Junho de 2016

Pagode Retrô na Toca da Gambá, em Niterói

Sabe quando você parece ter tirado a sorte grande de ganhar um bilhete para fazer uma viagem por um túnel do tempo e voltar para um passado cheio de histórias legais da sua vida? Foi exatamente dessa maneira que me senti nesse sábado, ao ir ao show do grupo É Bom Demais Retrô, na Toca da Gambá, em Niterói. As músicas, as pessoas, o clima, fizeram com que eu recordasse tanta coisa, que saí de lá com uma nostalgia gigantesca.

Para começar, quem é de Niterói e frequentava no final dos anos 90 os clássicos domingos de pagode no Barthô, ou as sextas e sábados animados no Le Moustache, as segundas no Don Roale e acho que as sextas (?) na rua do colégio Argumento, vai sentir o mesmo que eu. São rostos conhecidos que você talvez não veja desde aquela época. Músicas que fizeram parte de um tempo da sua vida, que se você era adolescente como eu, marcaram amores e desamores.

É Bom Demais Retrô Toca da Gambá

No grupo estão meninos também daquela época do pagode. Não sei se todos continuaram a tocar ao longo de todo esse tempo, mas tenho quase certeza que alguns deles seguiram por outros caminhos e resolveram se reunir há dois anos para relembrar aquela época tão legal.

Foi impossível não lembrar de todos os shows que marcaram as minhas primeiras noitadas da vida. Para ir para o pagode do Barthô, em 1997, foi uma choradeira gigantesca para convencer a minha mãe a deixar que eu acompanhasse as minhas amigas. Tínhamos horário exato – e cedo – para ir embora, mas só de poder sair sozinha pela primeira vez, já era incrível. E naquela época, fiz as melhores amigas da minha vida, que é claro que continuam presentes até hoje – pelo menos a maioria delas. Assim como fiz amigos que mesmo não vendo sempre, guardei um carinho enorme.

Hoje, já não conheço mais os grupos que fazem sucesso e nem mesmo gosto de ouvir os pagodes atuais, mas o retrô é aquele tipo que faz com que a gente esqueça quem tá do lado, feche os olhos e solte a voz. O grupo estava completando dois anos nesse sábado e eu me arrependi de ter demorado tanto tempo para conseguir ir ao show deles. Para quem não conhece, o espaço da Toca da Gambá é ótimo. Detesto lugar apertado e lá não fica assim. Tem cervejinhas diferentes e petiscos deliciosos. Vale muito a pena o evento e eu recomendo muitíssimo para quem quer mergulhar em um túnel do tempo e ouvir aqueles pagodinhos que já não fazem mais atualmente.

Além disso, foi incrível encontrar amigos do passado que eu não via há séculos. Bom para matar a saudade – mesmo que rapidinho -, saber que todos estão bem e que o carinho continua.  =)

Ps: Não é todo sábado que o grupo se apresenta na Toca da Gambá. Para saber quando e em que lugar será o próximo show do É Bom Demais Retrô, vale a pena seguir a página dos meninos no Facebook e ficar sempre ligado por lá!! 

 

Veja mais posts sobreÉ bom demais retrô música pagode pagode retrô Toca da Gambá