11 de Novembro de 2016

Rio Gastronomia – Nós amamos!!!

Gente, eu simplesmente AMEI o Rio Gastronomia. O lugar é lindo, o evento é maravilhoso, você pode colocar a mão na massa no espaço do Senac e aprender a fazer uma receita, pode saborear comidinhas dos mais renomados chefs e até mesmo de restaurantes estrelados e ainda pode ver pelos corredores diversos chefs incríveis!! Acho que foi um dos melhores eventos que já fui.

Logo que chegamos, assim que o Rio Gastronomia abriu as portas, corremos para o espaço do Senac, pois ia acontecer o primeiro mão na massa do dia e o tema era culinária oriental. Foi muito legal aprender a fazer uma receita tão diferente, cheia de temperos. É uma salada vietnamita, enrolado de alface, com diversos temperos, camarão e um molhinho delicioso. Fizemos todo o processo, do início ao fim – até mesmo aprender os cortes para cada um dos ingredientes.

Vinicius aula gastronomia

É claro que Vinicius foi muito mais habilidoso que eu e arrasou em todas as etapas. eu cortei a cenoura errada, errei o lado da faca até para cortar o limão e ainda furei a folha que usa para enrolar o prato no final. Risos! Um verdadeiro desastre na cozinha. Mas até os desastrados têm vez no evento. E eu também, mesmo toda errada, coloquei a mão na massa.

Fernanda Belém Senac Gastronomia

Confesso que pensei que o negócio ia ficar ruim. Algumas vezes – poucas – a Fernanda que era chatinha para comer acaba aparecendo e fica cheia de frescura com coisas que não e muito fã. mas como poderia deixar de experimentar uma coisa tão diferente e que eu mesma tinha feito? É claro que a foto a seguir não foi do meu e, sim, do de Vinicius, já que o meu virou uma gororoba só, toda destruída. Risos!

Rolinho vietnamita

Depois da minha experiência desastrosa na cozinha, fomos experimentar as delícias dos chefs. O primeiro que eu corri para degustar foi o prato do Mee, restaurante estrelado que fica no Copacabana Palace. MEU DEUS DO CÉU!!!! O que era o sanduíche oferecido por eles? O pão era fermentado por muitas horas e tinha um sabor espetacular e uma maciez que eu nunca tinha comido igual. O recheio – barriga de porco e pepino – era incrível!

Restaurante Mee

sanduíche mee

Por isso achei esse evento maravilhoso! Não é todo dia que você vai poder comer comidinhas de restaurantes com estrela Michelin por menos de 30 reais. Várias cozinhas estreladas estavam por lá com pratos deliciosos. Não tirei foto, mas também experimentamos um pedacinho do sanduíche da minha amiga no espaço do Felipe Bronze. Uma delícia!!!  Era mais ou menos como o do Mee, mas no lugar do pepino era abacaxi e tinha alguma outra coisa diferente, que já não me lembro mais.

Corri no Lasai, restaurante que tivemos a oportunidade de conhecer no nosso aniversário de casamento e amar, torcendo para que eles estivessem com o melhor pão de queijo que comi na minha vida – com queijo de cabra -, mas infelizmente não levaram aquela maravilha. Em compensação, estão no evento com muitos pratos que devem ser perfeitos! Mas como a gente já conhecia o restaurante, resolvemos conhecer outros ao invés de repetir os sabores.

Fomos até o Astor – barzinho em Ipanema que sou louca para conhecer – e comemos um sanduíche de carne de porco também, com uma pimentinha feita por eles, que estava delicioso!!!! A vontade de ir até Ipanema aumentou ainda mais e vamos fazer isso muito em breve, ainda mais depois de ter ganhado um drinque para quando for visitá-los.

sanduíche Astor

Se as comidas eram deliciosas, a vista do evento não dava vontade de voltar para casa. O tempo todo eu fiquei feliz de saber que estamos no Rio de Janeiro, que as Olimpíadas transformaram, sim a nossa cidade e que a gente pode mesmo ter a certeza de que quando a gente quer, conseguimos fazer coisas boas. Os armazéns do Pier Mauá eram lugares abandonados e que, desde quando as Olimpíadas se despediram do Brasil, passaram a receber outros ótimos grandes eventos, como o Mundial de Cerveja e agora essa maravilha gastronômica.

Pier Mauá

Pier Mauá

Pier Mauá - Rio Gastronomia

Rio Gastronomia descansar

Vista Rio Gastronomia

E para quem pensa que a comilança tinha acabado, é claro que não! Depois de ficar um tempinho contemplando a vista maravilhosa, deitados naquelas espécies de redes, fomos até o food truck Delfina, conhecer a coxinha de pato. Para os adoradores de coxinha – nós somos!!! – preparem-se, pois a massa e o recheio são muito, muito gostosos!

Coxinha de Pato Delfina - Rio Gastronomia

Sabe quando você fica encantada com alguma coisa e não consegue ficar muito tempo longe dela? Depois que ficamos apreciando a vista por algum tempo, era impossível não voltar para ver as mudanças de cenário conforme ia anoitecendo. E o que eu pensei que não poderia ficar mais bonito, ficou. As luzinhas deixaram o Pier Mauá com muito mais charme.

Rio Gastronomia iluminação

Voltamos para os armazéns para ver o que estava acontecendo por lá e não pude deixar de registrar a cara da minha amiga, que acabou de se formar em gastronomia, quando viu a Rita Lobo parada bem na frente dela.

Rita Lobo Rio Gastronomia

 Pela cara vocês conseguem descobrir quem é a minha amiga, não é mesmo? Risos! A Rita Lobo estava lançando um azeite pela Andorinha e estava lá para tirar algumas fotos segurando o produto. Minha amiga – Paloma – adora as receitas da Rita e, é claro, não deixou de levar o azeite para casa e também uma foto com a chef.

Paloma Rita Lobo

Pra finalizar o evento com chave de ouro, Diogo Nogueira fez um show para embalar a noite. Mas além dele, a lua também deu um espetáculo e o campeão do dia foi o famoso bolo de chocolate do Irajá. Sério, gente!! O que é aquele bolo? Foi a coisa mais cara do Rio Gastronomia. Custa 28 reais e não é nada absurdamente grande. É um pedaço normal. Mas mesmo com o preço pra lá de salgado, vale cada centavinho. Nunca comi nada tão gostoso. Só de falar, dá vontade de comer de novo.

Bom, acho que deu para perceber o tanto que amei o evento, não deu? Se vocês não perceberam isso – risos – vão ter certeza quando eu disser que domingo estarei lá de novo. Sem dúvida! Até lá, me acompanhem nas redes sociais, pois vem outras experiências deliciosas nesse final de semana.

Para quem quiser ir, o Rio Gastronomia acontece até o dia 13 de novembro, nos Armazéns 03 e 04, Pier Mauá, Rio de Janeiro -Avenida Rodrigues Alves, 10, Centro. Hoje – sexta (11)-, o evento começa às 16h. No sábado e no domingo ele começa as 12h e vai até às 23h. Não deixem de experimentar todas as delícias. Ah, os ingressos são vendidos na bilheteria e também pela internet.

Veja mais posts sobrecomer bem culinária gastronomia Lasai restaurante restaurantes Rio Gastronomia