27 de Outubro de 2016

Sorte, talento ou esforço?

Ontem fomos em um barzinho com um casal de amigos e estávamos conversando sobre realizar sonhos. Muitas pessoas desistem ou nem mesmo começam novos projetos, por medo ou por ficarem pensando que é difícil demais e que nada vai dar certo. Sempre tenho essa conversa com meus amigos mais próximos e praticamente todos eles pensam diferente de mim. A maioria acha que para dar certo em algo “difícil” tem que ter muita sorte, que é uma espécie de loteria. Eu discordo completamente disso.

sorte

Diariamente vejo escritores desabafando no Facebook que pensam em desistir, pois não conseguem grandes editoras. Leio blogueiras dizendo que estão desistindo de seus cantinhos virtuais, pois não conseguem o mesmo público que as grandes blogueiras. Para todo lugar que olhamos é normal observar alguém desistindo de alguma coisa ou nem mesmo começando.

Sinceramente, não acredito na sorte pela sorte. É claro que ela existe e pode sorrir para alguns. Mas nada anda sozinho. Alguém pode ter muita sorte, mas se não batalhar para aproveitar a oportunidade que teve, não existe trevo de quatro folhas que dê jeito.

Chega a me irritar quando alguém olha para uma pessoa que chegou longe, que alcançou o sucesso e diz com desdém: “Com certeza conhece alguém influente”, “Deve ter feito alguma coisa errada para chegar no lugar que chegou”, “Aquele ali teve uma sorte enorme!! A mesma sorte do jogador de futebol que consegue ir para o profissional de um grande time” e por aí vai.

E o esforço que a pessoa fez para chegar no lugar que chegou? Quantas noites ela ficou sem dormir? Quanto tempo trabalhou sem ganhar nem um real? Quantos obstáculos enfrentou? O quanto a pessoa estudou, pesquisou, trabalhou? Nada disso parece existir para quem credita tudo a uma sorte enorme. Como se apenas o pé de coelho fosse o responsável por fazer as coisas darem certo para alguém.

Não basta ter sorte, nem mesmo basta ter talento. O esforço é o que mais importa para fazer com que pessoas alcancem o sucesso e permaneçam com ele. Uma vez ouvi uma frase que nunca mais esqueci: “Trabalho duro derrota o talento, quando o talento não trabalha duro”. E é exatamente nisso que acredito quando faço qualquer coisa na minha vida. Se eu tenho um sonho, não existe nada nem ninguém que me faça desistir dele. Não acredito em loterias e acho que todo mundo pode ser o que quiser, desde que trabalhe duro para isso.

É claro que é muito mais fácil ficar sentado, acreditando que é um azarado e que nada vai dar certo. Dá muito mais trabalho arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

Não se iludam com a sorte. Ela pode realmente acontecer para uns e outros e não para você. Mas isso não quer dizer que você não vai chegar lá. O caminho pode ser mais longo, mais demorado, mas ainda assim você pode alcançar o que deseja. Se a sorte não sorrir para você, trabalhe o dobro, o triplo, o quanto aquele sonho realmente vale. Nada é impossível para aquele que realmente corre atrás do que quer.

Veja mais posts sobreacreditar empreendedorismo empreender esforço sorte sucesso talento